2022 ኦገስት 16, ማክሰኞ

PHENIX CAIXEIRAL - ÚLTIMOS REMANESCENTES EM FORTALEZA

Hoje, dia 17 de agosto, se comemora o dia do Patrimônio Histórico, com algumas conquistas nessa área podemos citar a Lei PL 128/2016 aprovada pelo Senado Federal, que torna crime a depredação de bens tombados.

Em nível de Estado do Ceará, mais especificamente falando de Fortaleza, observa-se a falta de lastro no que toca a proteção ao Patrimônio.

Em dezembro de 2014, registrei uma visita ao último imóvel que abrigou a sede da Fênix Caixeiral em Fortaleza, ou "Phenix Caixeiral" na ocasião já desativada, bem como o colégio homônimo. Trata-se da casa onde residiu o ex Governador Meneses Pimentel, sito à Avenida do Imperador n° 636 – Centro.




Fotos do acervo particular

O imóvel já havia sido vendido e a preocupação voltou-se para as esculturas que ainda remanesciam no local, visto que a parte documental estava em local ignorado. Diante da eminente possibilidade de uma perca acionei a reportagem da TV Diário que foi de pronto ao local registrar o fato. Deslocou-se a competente jornalista Quilvia Muniz e seu cinegrafista.

Também fiz a propositura dotombamento junto a SECULTFOR n° de Processo P420051/2014 contemplando as peças escultóricas que eram na ocasião em número de quatro, sendo três esculturas femininas em tamanho natural e a simbólica ave em formato de águia. Peças que ornava a fachada da mais antiga sede da Instituição, imóvel próprio que fora construído em 1905 e se localizava na esquina da Rua Guilherme Rocha com General Sampaio.

Como mencionado anteriormente a falta de proteção é observada em vários casos semelhantes. Passados quase oito anos não se sabe onde estão essas centenárias e simbólicas esculturas. Se é que ainda existem.

Para além das esculturas a própria Instituição Phenix Caixeiral merece grande destaque nos anais da História do Ceará visto a magnitude de abrangência da sua atuação bem como as décadas que trabalhou em prol do bem estar da classe comerciária em Fortaleza.

Armando Farias.

1 አስተያየት: