2022 ሜይ 17, ማክሰኞ

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS - 20a. EDIÇÃO

Dia 18 de maio se comemora o Dia Internacional do Museu. A pergunta que não quer calar, Fortaleza tem algo a comemorar nesse dia tão importante que celebra a memória e a História? 

O fortalezense se depara nesse dia, ou em toda a semana dedicada aos museus com o seu principal equipamento fechado. O Museu do Ceará está de portas fechadas e sem previsão de volta a sua atividade fim. 

O Farol do Mucuripe, um espaço por si museológico em total estado de abandono. Há ainda a destruição por demolição de importantes edificações de relevante interesse para a Cidade de Fortaleza, e muitas na iminência de ruir. 

Fortaleza não conta até hoje com um único equipamento alçado à competência do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em uma perspectiva otimista fica a esperança que com a implementação do novo complexo museológico da Praça Castro Carreira (da Estação), batizado de Complexo Cultural Estação das Artes, possa o Ceará e a cidade de Fortaleza dispor de um equipamento de fato voltado para a museologia. 



Futuras instalações do Complexo Cultural das Artes
  Fotos do acervo particular

Seria interessante dispormos de um museu temático com referenciais específicos à Cidade de Fortaleza. Um espaço que contasse a História da cidade. Seus aspectos físicos e históricos. A evolução política, comercial, a criação da diocese, a evolução urbana, seus vultos heroicos, enfim, os pormenores interessantíssimos e peculiares que são intrínsecos a nossa cidade, enumerando as referências materiais que desapareceram na urbe ao longo dos anos, assim ficariam de forma documental registrada para a atualidade e a posteridade.

ምንም አስተያየቶች የሉም:

አስተያየት ይለጥፉ