2023 ማርች 5, እሑድ

A REVOLUÇAO PERNAMBUCANA – ALGUNS DETALHES

 

Hoje, 6 de Março, comemora-se a Revolução Pernambucana. Tema riquíssimo da nossa História que merece mais estudos e maior divulgação. Para o Historiador e Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco Alberon Lemos, a Revolução Pernambucana foi escolhida para representar a Data Magna do Estado porque "é a única que, de fato, mostrou a área do Brasil que teve independência de Portugal".

Pernambuco tinha uma balança comercial bem equilibrada e a exportação superava de longe a importação. Sendo assim, estava em condições de se tornar uma república independente. 

Diante de vasto conteúdo selecionei trecho da reportagem do Jornal do Comércio, Recife 16 de Abril de 1998 do Médico Cardiologista Rostand Paraíso onde repercute análise do Imortal Oliveira Lima sobre o tema.

Havia durado apenas 74 dias o regime republicano nascido em Pernambuco. Quando as armas e munições enviadas por Cruz Cabugá, chegaram a terras brasileiras, a revolução já havia sido desbaratada.

Estava sepultado o sonho de liberdade acalentado pelos pernambucanos. E, pior ainda, Pernambuco teve por castigo, o seu território mutilado: as terras de Alagoas e Rio Grande no Norte foram desligados de sua tutela, tornando-se livres.

Analisando a posteriori, o movimento de 1817, Oliveira Lima diz que havia se baseado “numa explosão frenética de sentimento nacional desdenhado, brotada de cérebros exaltados pelos sucessos da Revolução Francesa, afervoados em seus sonhos por uma misteriosa solidariedade, e ansiosos pela interação da libertação americana”, “que o movimento não tinha condições e delas não se preocuparam os que num momento de ímpeto lançaram a um governador irresoluto e moleirão o desafio de sua impaciência patriótica”, e que o futuro, desde o início, não se mostrava risonho para os republicanos de Pernambuco, “militares cansados das prepotências portugueses, sacerdotes em que seus consistórios foliavam o grande livro das aspirações liberais, brasileiros que nos peitos viris sentiam vibrar o afeto virem da pátria”.

E ele conclui sua análise com palavras que bem demonstram o espírito forte do pernambucano: “Bem, souberam, porém, morrer, os que tal mal souberam conspirar”.

Por Rostand Paraíso


Em 1817 este era o mapa de Pernambuco, com as comarcas de Alagoas e São Francisco, essa ultima desliada em 1824 por decreto de Dom Pedro I após as tropas imperiais sufocarem a Confederação do Equador. 

Armando Farias

ምንም አስተያየቶች የሉም:

አስተያየት ይለጥፉ